16º Congresso Sabincor de Cardiologia de 27 a 29 de setembro de 2018 Ritz Plaza Hotel Juiz de Fora/MG

Conferência: Hiperativação Simpática

O sistema nervoso simpático é a grande via eferente na regulação do calibre e reatividade vascular, do volume e débito cardíaco.

A hiperatividade desse sistema autonômico apesar de ser benéfica em situações agudas (efeito inotrópico positivo aumentando o débito cardíaco), é deletéria quando crônica, levando à diminuição da contratilidade cardíaca, arritmias, remodelamento cardíaco associado à degeneração de miócitos, dessensibilização dos receptores pós-sinápticos beta-adrenérgicos e à ativação de outros sistemas neuro-humorais tais como sistema renina-angiotensina-aldosterona,

A hiperatividade simpática é considerada, portanto, importante característica fisiopatológica da hipertensão arterial e manutenção da progressão da insuficiência cardíaca, complexa síndrome que está associada a elevada morbimortalidade.

Para aprofundarmos melhor nesse tema o 16° Congresso Sabincor de Cardiologia trouxe o assunto para discussão na Conferência que será ministrada pelo Dr. Múcio Tavares de Oliveira Júnior,  doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente chefe da unidade hospital dia do Incor da Universidade de São Paulo, diretor da Unidade Clínica de emergência da Universidade de São Paulo, pesquisador da Universidade de São Paulo e médico assistente da Universidade de São Paulo (informações coletadas do Lattes em 25/08/2018).

A Conferência ocorrerá às 09h do dia 28 de setembro de 2018, sexta-feira, no Ritz Hotel, Juiz de Fora e será presidida pela Dra. Josana Lucas Araújo.