16º Congresso Sabincor de Cardiologia de 27 a 29 de setembro de 2018 Ritz Plaza Hotel Juiz de Fora/MG

Doença Arterial Coronariana - DAC

A doença arterial coronariana (DAC) é um dos temas de destaque no 16º Congresso Sabincor de Cardiologia.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbidade e mortalidade mundial na era moderna, sendo a doença arterial coronariana seu representante mais significativo.

A DAC caracteriza-se pela presença de placas de aterosclerose nas artérias coronarianas, determinando obstrução e consequente diminuição do fluxo de sangue responsável pela irrigação e oxigenação do miocárdio. Esta obstrução pode ser parcial, onde os pacientes apresentam manifestações clínicas como angina (estável ou instável) ou total, situação grave, culminando com o infarto agudo do miocárdio.

Alguns fatores são considerados predisponentes para a ocorrência da DAC. Estes fatores podem ser divididos em dois grupo: 1- Não Modificáveis - idade, sexo, etnia, história familiar e 2- Modificáveis - hipertensão arterial, dislipidemia , diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse.

O diagnóstico desta afecção envolve vários exames complementares, dentre eles, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma de stress, cintilografia miocárdica, angiotomografia de coronárias e estudo hemodinâmico.

Nos últimos anos, avanços e inovações expressivas no  tratamento clínico, intervencionista e cirúrgico da DAC objetivam otimizar o prognóstico e melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos por esta doença.

O tratamento da DAC, principalmente, por sua morbidade e mortalidade, tem sido motivo de real preocupação e interesse por parte de profissionais de saúde, principalmente na área de cardiologia, sendo este tema  abordado em todos os eventos da especialidade.  

Neste sentido, como destaque do evento teremos a palestra: Novas Abordagens no Tratamento Clínico da DAC, ministrada pelo renomado Prof. Dr. Antonio Alves Couto, da UFF - RJ, no dia 28 de setembro de 2018, no horário de 13:30 às 14:30, tendo como presidente da sessão o Dr,  José Marcos Girardi

No mesmo dia, no horário de 14:30 às 16:00, e também, como destaque a mesa redonda: Doença Arterial Coronariana Estável, tendo como palestrante o hemodinamicista Dr. Carlos Augusto Homem de Magalhães Campos – SP, e o cirurgião cardiovascular Dr.Alexandre Ciappina Hueb – INCOR - SP / MG. Esta sessão será coordenada pelo Dr. Antonio Augusto R. Motta e Dr. Leonidas Alvarenga Henriques.