16º Congresso Sabincor de Cardiologia de 27 a 29 de setembro de 2018 Ritz Plaza Hotel Juiz de Fora/MG

Inovações no Tratamento Invasivo das Valvopatias

Consideramos cardiopatia valvar a situação em que as valvas cardíacas - aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide – isoladamente ou não apresentam disfunção. O funcionamento inadequado das valvas cardíacas ocorrem, principalmente,  por estenose, insuficiência e, também, pela associação de ambos (dupla lesão valvar).

A doença valvar promove importantes alterações cardíaca, pulmonar e sistêmica sendo uma das principais causas de insuficiência cardíaca e relacionada com complicações graves como endocardite, incapacidade e morte.

Como trata-se de problema mecânico, além do tratamento clínico, procedimentos invasivos são necessários para o restabelecimento do fluxo normal de sangue através das cavidades cardíacas.

A cirurgia cardíaca para correção da lesão valvar pode ser conservadora (comissurotomia / plastia) ou a substituição da valva por próteses biológicas,  mecânicas ou homólogas, apresentando excelentes resultados.

O aperfeiçoamento dos cirurgiões cardíacos, das técnicas cirúrgicas e a grande evolução na confecção das próteses cardíacas favorecem os resultados da cirurgia. Atualmente, dispomos de próteses biológicas de alta performance com durabilidade de 20 anos. O implante de próteses de liberação rápida (sem sutura) também, é uma realidade.

Com o aumento da expectativa de vida, um numero significativo de pacientes com idade avançada tem sido encaminhados para cirurgia valvar, porém, alguns apresentam contra indicações  absolutas ou são considerados de alto risco para o procedimento cirúrgico.

A cardiologia intervencionista, através de procedimentos percutâneos, tem beneficiado este grupo de pacientes. Procedimentos como o implante de prótese aórtica por via percutânea – TAVI , para correção de estenose e o uso de MitraClip para tratamento da insuficiência mitral, fazem parte da rotina desta especialidade.

Como destaque do 16º Congresso Sabincor de Cardiologia teremos a palestra Inovações no Tratamento Invasivo das Valvopatias, ministrada pelo cirurgião cardiovascular Dr. Alexandre Ciappina Hueb – Incor SP / MG, no dia 28 de setembro de 2018, no horário de 11:00 às 11:30 e tendo como presidente da sessão o hemodinamicista Dr. Carlos Augusto Homem de Magalhâes Campos – SP.