16º Congresso Sabincor de Cardiologia de 27 a 29 de setembro de 2018 Ritz Plaza Hotel Juiz de Fora/MG

Insuficiência Cardíaca: o mito da estabilidade

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clinica em que a bomba cardíaca perde a capacidade de gerar débito sanguíneo suficiente para atender as demandas metabólicas do organismo, o que leva ao aparecimento de manifestações clínicas como dispneia aos esforços e edema de membros inferiores. É uma condição clínica altamente prevalente acometendo cerca de 2% da população adulta (4 milhões de pessoas no Brasil), sendo a terceira maior causa de hospitalização em idosos e associada não apenas à elevada mortalidade  mas também à progressiva morbidade pela limitação funcional que provoca.

Nos últimos anos houve avanços significativos no tratamento desta afecção permitindo não apenas melhorar a sobrevida dos pacientes acometidos, mas sobretudo sua qualidade de vida e risco de internação hospitalar. Para obter estes benefícios esta terapia deve ser empregada precocemente para retardar a progressão do remodelamento ventricular, evitar a progressão dos sintomas e prevenir a morte súbita.

Assim para desmistificar a estabilidade desta síndrome clínica que mata mais que muitos tipos de câncer, como de mama e próstata, serão discutidos os mitos envolvidos no seu tratamento. Este empolgante assunto, será abordado no 16° Congresso Sabincor de Cardiologia e será proferido pelo Dr. Ricardo Mourilhe Rocha, Fellow of European Society of Cardiology e Fellow of the American College of Cardiology com Mestrado e Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é médico da Rotina da Unidade Coronariana do Hospital Pró-Cardíaco e Chefe da Clínica de Insuficiência Cardíaca e Cardiomiopatias do Serviço/Disciplina de Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Informações coletadas do Lattes em 20/08/2018).

A palestra ocorrerá às 16h30 do dia 28 de setembro de 2018, sexta-feira, no Ritz Hotel, Juiz de Fora e será presidida pelo Dr. José Dondici Filho e Secretariada pelo Dr. José Resende de Castro Jr.